A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

Assim que a pessoa entrega sua individualidade para o infinito da realidade de D'us, pode transformar-se numa versão mais pura e mais elevada de si mesma.

Navigation

Níveis de conhecimento bíblicos (Vocês sabiam?)


     A profundidade da visão judaica sobre a Bíblia é algo fantástico "teria que ser afinal foi o povo que a escreveu". Essa visão vai muito mais além de outras culturas e religiões que apenas consegue ver nas escrituras as mensagens até o  nível2.
Antes de começar a ler você deve saber: Que a Tora citada no poster "São os 5 primeiros livros da bíblia ou seja:Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, e Deuteronômios eu sua versão original sem influência de outras religiões" e o Tanach é o restante do "Antigo testamento" também sem influência de outras religiões e sem o novo testamente pois este não se trata de um livro hebreu/judeu e sim gregoromano compilados pela igreja católica. 
Porque você precisa saber disso primeiro, antes de ler?
    Porque muitos acham que os judeus tem outro livro, diferente do que os cristãos usam, mas na verdade as versões cristães que são alteradas conforme critérios canônicos católicos depois do (sec III d.e.c) e isso também tem impacto na bíblia protestante. Mas isso é historia para outro poster!

Então voltemos ao assunto - Mas quantos níveis chega o judaísmo sobre as escrituras?
"Quantos níveis de interpretações são feitas na Bíblia pelo judaísmo?
"Toda a interpretação da Torá depende muito da forma como nós Judeus estudamos a Torá e o Tanach, que na Bíblia Cristã equivale ao Antigo Testamento, e chama-se Pardês.
   Pardes na tradução literal significa Jardim, porém significa um acrostico de um metodo de estudo das Sagradas Escrituras cada uma atendendo a capacidade da pessoa naquele momento de nível de  conhecimento, em outras palavras Pardes representa quatro diferentes abordagens de esclarecimento e interpretação das Escrituras Sagradas no Judaísmo rabinico.
O nome, por vezes também escrito PaRDeS é uma sigla para as quatro abordagens:

Veja os níveis de conhecimentos bíblicos

1 - Pshat - o "simples significado", ou significado LITERAL. Assim é ensinado para as crianças e adultos que ainda não estão familiarizados com a Literatura da Torá. O ensinamento Literal é o mais apropriado neste caso.
2 - Remez - "dicas" de um significado Alegorico, um ensinamento mais profundo, e não apenas a expressão literal. Atingidos por pessoas com melhor nivel cultural e amplo conhecimento de Torá.
3 - Drash - "interpretação"; descobrir o significado atravez do Midrash, analisando as palavras, a colocação, os formatos das Letras, por comparação palavras e formas e também por ocorrências semelhantes noutros locais. Aqui este nível está disponível para pessoas de grande conhecimento em Torá, já no caso destacando-se dos demais!
4 - Sod - o "segredo" ou o significado místico e metafísico de uma passagem. Trata-se aqui de um conhecimento secreto, geralmente está mais para as pessoas que estão com um nível muito avançado de conhecimento de Torá. No caso o Sod é alcançado por exegetas, rabinos, e aspirantes a Kabala "Judaica" que nada tem haver com a cabala que é cristã.
O importante é que todas as quatro formas de estudo do Pardes nunca contradiz o significado base "ou seja não contraia a lei, conforme a tradição foi dada por D´us aopovo judeu/hebreu". Cada nível de conhecimento é revelado para quem está preparado para recebê-lo.
Não se pode subir uma escada saltando degraus. É preciso subir degrau por degrau, respeitando o tempo e as limitações momentâneas, para que no momento certo, toda a verdade possa ser revelada sem causar danos psicológicos!" 




Aprenda Hebraico no Hebraico simples.com
Share


Post A Comment:

0 comments:

Comente aqui!